Dicas para seu filho se dar bem na escola!
Um bom ambiente familiar e o apoio dos pais em relação à escola são fatores muito importantes para o desenvolvimentos educacional dos filhos. A família pode colaborar de várias maneiras: participando das reuniões da escola, verificando o caderno do estudante diariamente, conversando sobre o cotidiano da escola e impedindo que a criança falte às aulas.
Veja a seguir como colaborar para que o seu filho se dê bem na escola a partir de dicas simples e práticas, baseadas em pesquisas dos melhores profissionais da área no Brasil e no mundo:
1) Ajude na melhoria do rendimento escolar!
Pesquisas mostram que quando os pais acompanham e se envolvem com os estudos dos filhos, as notas dos estudantes aumentam significativamente.
2) Pergunte o que ele aprendeu!
É muito importante perguntar o que ele aprendeu nas aulas e mostrar que você está interessado na vida escolar do seu filho. Se puder, peça que ele lhe ensine algo novo isso vai ajudá-lo a fixar o conteúdo.
3) Estimule-o a estudar!
Filhos estimulados pelos pais a fazer os deveres têm um desempenho melhor. Atenção: estimular não é fazer a lição por ele, mas ajudá-lo a descobrir as respostas por conta própria.
4) Combine um horário de estudo!
Combine um horário para os estudos e separe um lugar da casa para isso. Se usar a mesa de refeições, por exemplo, tire o que puder atrapalhar. Não se esqueça de desligar a TV, para que ele se concentre nos deveres.
5) Mostre que estudar é um prazer!
Estudar é a única obrigação do seu filho, certo? Mas, e se, além disso, fosse um prazer? Não seria melhor? Compartilhe esse momento. Acompanhe-o, ajude-o a chegar às conclusões sozinho e mostre interesse, mesmo se não souber a resposta certa.
Estudar é a única obrigação do seu filho, certo? Mas, e se, além disso, fosse um prazer? Não seria melhor? Compartilhe esse momento. Acompanhe-o, ajude-o a chegar às conclusões sozinho e mostre interesse, mesmo se não souber a resposta certa.
6) Seja paciente!
Errar, já diz o ditado, é humano. E faz parte da aprendizagem. Se você tiver certeza de que o seu filho está errando, peça para ele ler novamente as respostas dos exercícios em que tem dificuldade. Nunca, nunca, o chame de burro, de lento, de lerdinho. Cada pessoa tem um tempo para aprender.
7) Pergunte nas reuniões!
Nas reuniões de pais e mestres, pergunte qual conteúdo será desenvolvido em cada matéria. A escola precisa ter um plano curricular, e você e outros pais devem cobrar isso.
8) Ler sempre!
Leia sempre - é bom para você e excelente para o seu filho, que seguirá o seu exemplo naturalmente. Converse com ele sobre o livro, a revista ou o jornal que estiver lendo. Deixe seus livros ao alcance das mãos dele.
9) Brinque com seu filho!
Muitas brincadeiras são verdadeiros estímulos. Principalmente aquelas que incentivam a leitura, a escrita ou os cálculos. Exemplos de brincadeiras legais: forca, caça-palavras, palavras cruzadas.
10) Vá as reuniões!
É nas reuniões que você conhece a escola a fundo, acompanha o aprendizado, esclarece dúvidas gerais, vê seu filho sob outros pontos de vista. Se não puder ir, chame alguém da família para ir ao seu lugar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!!