quinta-feira, 23 de agosto de 2012


Conversando com nativos de inglês!

Muitos alunos que já possuem um bom nível de comunicação oral ficam frustrados ao perceber que não entendem um Texano, um Australiano ou um Indiano falando, aqui tenho uma novidade pra vocês: nem eles se entendem!

Outro dia me vi em uma borracharia para trocar um pneu furado quando ouvi a pergunta do borracheiro: Pa riba que lá? – Como?? – perguntei, e ele repetiu a mesma coisa apontando pra os pneus, então concluí que ele perguntava qual pneu deveria ser retirado, ou seja era para “arribar” qual lado? Se vocês pesquisarem no Aurélio, está lá: “arribar: verbo transito direto, levantar, erguer”, então o meu amigo borracheiro estava só usando o seu bom português com um leve sotaque e falando bem rápido mas que eu não entendi!

O mesmo acontece com um Texano, a pronúncia fechada, o sotaque “de caipira” diferem muito do inglês standard da CNN e mais ainda do inglês  posh da rainha.

Pesquisando na internet para minhas aulas encontrei um vídeo bem interessante falando sobre o treinamento dos indianos que trabalham em call centers  que atendem EUA, UK e Austrália. Incrível a dificuldade de se encontrar um funcionário com inglês “inteligível” que possa ser treinado pra se comunicar com esses mercados. Existem até cursos preparatórios para pessoas interessadas em trabalhar em call centers que além do idioma ensinam cultura e costumes para que eles possam entender como funciona a mente do seu consumidor e, se você acha que tem dificuldades para aprender inglês, você não viu nada! *

Com isso quero dizer que as línguas são dinâmicas, no caso do idioma inglês ainda mais porque ao se transformar em um idioma global sofre influências do mundo todo.

Então o que fazer?? Simples: se familiarize com os sotaques através de áudios/vídeos disponíveis na internet, TV a cabo e quando encontrar alguém cujo inglês você não consegue entender peça para falar devagar e repetir até que você possa identificar seu sotaque reconhecendo as palavras. Quanto mais exposição a essas dificuldades você tiver melhor será sua compreensão e comunicação.

*Acesse o link abaixo para assistir ao vídeo da Índia comentado acima e divirta-se!

                        http://www.youtube.com/watch?v=1okXqlBaL7I

Lilian Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!!