segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Saiba tudo sobre Host Family!

Confira uma entrevista feita com Alyssa Helme, coordenadora da BridgeEnglish em Denver (EUA), responsável por hospedagem de alunos.

As dúvidas são muitas, que vão desde privacidade à cultura. São questões naturais para estudantes de primeira viagem e possuem respostas bem simples, por incrível que pareça. A entrevista abaixo foi feita para auxiliar aqueles que ainda possuem dúvidas sobre como pode ser essa experiência, o que esperar quando chegarem a terras estrangeiras e é claro, amizades e convivência.

Devo entrar em contato com a família antes de viajar?

Acredito que seja uma boa idéia você mandar uma carta ou um e-mail antes, pois muitas famílias realmente gostam de contato prévio. Na verdade, a maioria delas solicita o e-mail dos alunos, a fim de iniciar a comunicação.

Devo levar a eles uma lembrança do Brasil?

Pode levar se você quiser, tenho certeza de que essa atitude será estimada. Isso não é algo esperado, é visto como uma gentileza, por gratidão e também para dividir um pouco da cultura do aluno.

A família irá me buscar no aeroporto?

Assim que recebermos todas as informações do vôo (data da chegada, hora da chegada, companhia aérea, número de vôo e cidade de conexão), elas serão passadas para a família e na maioria dos casos, buscam os alunos no aeroporto. Mas se a família não estiver disponível, então buscaremos o aluno e o levaremos para a casa da família anfitriã. Na maior parte dos casos, as famílias também levam os alunos para o aeroporto na hora de ir embora

Qual é a etiqueta que devo seguir na casa das famílias? Devo me oferecer para lavar a louça ou retirar o lixo? E sobre a lavanderia?

Seria legal de sua parte se oferecer para lavar a louça ou retirar o lixo. A idéia é incorporá-lo a rotina da família. O acesso às máquinas de lavar e secar e o sabão é fornecido pela família. Caso o equipamento funcione apenas depositando moedas, a família deve fornecer essas moedas.

Quais itens pessoais devo levar para essas viagens?

Apenas o básico, como notebook, roupas, escova de dente, produtos de higiene pessoal em geral, etc. Lençol e travesseiro já estão inclusos no quarto privativo que você ficará.

O que devo esperar de uma família típica da Bridge?

Cada família possui suas particularidades. É difícil dizer o que esperar, as famílias são diferentes umas das outras. Como em qualquer país, cada família possui seus próprios costumes, rotina, humor, personalidade, etc. Antes da viagem, o aluno responde um questionário com suas preferências e então escolhemos a família com base nas respostas dadas, procurando integrá-los da melhor maneira possível.

Eles me levarão para a escola no primeiro dia de aula?

A maioria das famílias levam ou pelo menos ajudam o estudante sobre como usar o sistema de transporte público antes das aulas.

Quanto custa o sistema de transporte público e quanto é o tempo médio de espera pelos ônibus?

Vamos usar Denver como referência: durante todo o mês, uma passagem ilimitada para ônibus e metrô é disponibilizada por US $79,00. Ela está sempre disponível, mas vale a pena ser comprada no primeiro dia do mês. Outra opção é comprar o pacote com 10 viagens, disponível por US $20,00. O pacote com um ano de passagens ilimitadas custa US $868,00. O pacote mensal ou o pacote com 10 viagens está disponível para compra no Supermercado King Scooper, que fica a um quarteirão de distância da Bridge, em Denver.

Será que a família me dará dicas e sugestões sobre as proximidades?

Claro. Isso é parte de ser uma host family. Se eles não fizerem isso, entre em contato com a escola. Ou, se você estiver na escola, as recepcionistas são muito amigáveis e sempre têm muitas dicas para ajudar os alunos.

Como será minha convivência com a família e amigos nos fins de semana?

As famílias geralmente convidam os estudantes para fazer parte de seu convívio social ou fazer planos para mostrar os arredores das cidades. Também existem diversas atividades promovidas pela Bridge planejadas para o fim de semana, onde os estudantes são incentivados a se relacionar com os outros. Mas muitos fazem planos independentes da escola ou família, afinal, o fim de semana é livre.

Um comentário:

  1. Que legal, meu sonho é fazer intercambio!

    Aliás, você é do ABC, né? Lê o post que eu fiz no meu blog, juro que vai amar!

    Bjo

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!