Quando saí pela primeira vez do Brazil em 1994, viajar ao estrangeiro era para poucos e viajar sozinho era para loucos. Não havia internet muito menos Google. Não era possível fazer reservas nem comprar passagens on-line que dirá ver o local aonde você iria se hospedar ou estudar, então tudo era “um tiro no escuro”.
Hoje podemos fazer tudo sozinhos e a internet é nosso passaporte, podemos pesquisar e comprar on-line, temos acesso às referências de hotéis e cursos, temos dicas de viagem mas mesmo assim muitas pessoas têm medo de arriscar, acreditam que vão se perder e nunca mais achar o caminho de volta, ou que serão seqüestrados ou morrerão de fome e que não conseguirão de comunicar.
Em maio/11, quando da minha viagem de férias, visitei o leste Europeu, Suíça, Alemanha e Áustria e é claro fiz tudo sozinha, economizei praticamente 50% do que pagaria em um pacote de turismo e fiz tudo pela internet, vocês não imaginam quanta coisa mudou desde 1994!!!
Agora que estamos nos aproximando da época de férias gostaria de encorajá-los a conhecerem o mundo sozinhos e por isso passo algumas dicas e sites que podem ajudá-lo.
O frommers.com é um dos melhores sites de viagem – atenção o site está em inglês, boa oportunidade pra treinar o idioma - que traz informações sobre destinos, hospedagem, restaurantes e circuitos que podem ser feitos a pé. Para quem ainda não escolheu o destino, o site pode dar sugestões de acordo com o perfil do usuário. Aqui vale uma dica, se você for pra Europa resista à tentação de alugar um carro, ANDE e faça os trajetos maiores de trem.
O tripadvisor.com.br traz comentários feitos por viajantes do mundo todo sobre hotéis, restaurantes e passeios com classificação por índice de popularidade e por preço.
O maps.google.com permite viajar virtualmente e passear por ruas do mundo todo, além de cálculos de distância e rotas.
Para quem não quer gastar muito em hospedam e ainda conhecer muita gente de todas as partes do mundo temos o hihostel.com com albergues e pousadas, o wombats-hostels.com que são albergues classe A localizados na Alemanha e na Áustria, com bares próprios e ótima localização. Outro site legal para se buscar hospedagens é o booking.com, que traz pousadas e hotéis e também está em português.
Para compras de passagens de trem com desconto temos o eurail.com com várias opções de destinos, inclusive de trajetos turísticos como o trem do Alpes. O Europass pode ser comprado por estrangeiros não residentes na Europa e cobre trajetos de trem e barco, além de dar descontos em outros transportes regionais, como balsas, ou turísticos e, para quem vai viajar em dupla ou mais pessoas tem o passe família com mais descontos. Todas as compras podem ser feitas on-line e você recebe os passes, tabela de horários, mapas e outras informações na sua casa em até dez dias – ou menos.
Para quem vai aos Estados Unidos / Canadá e vai viajar entre estados, então o aluguel de um carro é a melhor opção, principalmente para grupos. Os sites nacionais de locação de carros também prestam serviços no exterior e atenção quando você for comprar sua passagem, pois as companhias aéreas oferecem pacotes de aluguel de veículo com descontos. Lembre-se de acrescentar o GPS ao pacote e fique atento às regras de velocidade e estacionamento de cada local.
Sobre passagens a decolar.com traz ofertas não só de passagens, mas também de hotéis e verifique também as empresas internacionais que voam para o destino escolhido, por exemplo a klm.com com vôos diretos para a Holanda ou a luftansa.com para a Alemanha ou ainda a swissair.com para a Suíça. A maioria destes sites traz informações em inglês e espanhol e é comum encontrar ofertas sazonais. Além destes, é claro, temos as companhias aéreas brasileiras com passagens parceladas em até 10 vezes no cartão.
Para mais informações sobre os destinos, cada país tem um site de turismo com informações sobre as cidades, população, pratos e roteiros típicos com fotos e dicas, tudo ao alcance de um click!
Atenção ao seguro de viagem, para viagens a Europa e EUA uma cobertura mínima de €30.000 é exigida e a falta pode barrar sua entrada no país. O seguro permitirá assistência médica e jurídica em caso de qualquer imprevisto, o que nos deixa muito mais tranqüilos.
Para os amantes das artes, para algumas óperas, museus ou shows é impossível se comprar ingressos na hora, então se você quiser conforto e certeza de assistir ao evento, compre os ingressos em sites como o ticketnet.fr (França) e o polomuseale.firenze.it (Itália). Uma dica para as óperas é tentar o “latest ticket”, com preços promocionais minutos antes de começar, eu já consegui uma mesa em frente ao palco para assistir Cabaret na Broadway, em NY ou o “stand ticket”, neste último você terá que assistir a ópera em pé, mas vai desembolsar apenas €3 para ver Don Giovani na Stadt Opera de Viena.
Por último e principalmente para as mulheres, a dica é sobre bagagem: VIAJE LEVE! Leve poucas roupas, lembre-se de existem lavanderias. Para quem segue para Europa prefira as mochilas, as malas de rodinha são recomendadas para quem não pretende andar.
Viajar é conhecer outros hábitos, outras culturas e pessoas então desapegue-se, não vá querer comer feijoada em Paris ou tomar caipirinha na Alemanha. Cada país tem seus encantos e quanto mais aberto você estiver mais chance terá de ter novas experiências, conhecer, aprender e se divertir.
Bom agora vou preparar minhas próximas férias, vou surfar na Califórnia! Boa viagem!
Lilian Pinheiro
Comunik Idiomas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!!