terça-feira, 7 de julho de 2015

De mais ou demais???

As duas hipóteses existem na língua portuguesa e estão corretas. A palavra demais é utilizada principalmente como um advérbio que significa em exagero, em excesso, muito. De mais é uma locução adverbial que indica uma noção de maior quantidade, sendo contrária a de menos.

Exemplos 
       Estou cheia, acho que comi demais!
       Tenha cuidado para não se machucar, você gosta dele demais.
        Vamos indo que os demais vão depois.
        Ouvi as demais opiniões, mas continuo sem acreditar.

De mais é uma locução adverbial que transmite uma noção de maior quantidade ou intensidade, tendo significado parecido com a locução a mais.

Exemplos:
        Não acho que seja nada de mais, não se preocupe com isso.
         Ele deu dinheiro de mais para meu filho.

Atenção!
Podemos utilizar a sequência de palavras de e mais, sem que constituam uma unidade semântica, sendo apenas a preposição de seguida do pronome mais.

Exemplos:
       Preciso de um novo emprego porque estou precisando de mais dinheiro.
        Estou precisando de mais ajuda.



Português para Estrangeiros e Português Reciclagem para Brasileiros com aulas VIP!!! Só na Comunik com professores treinados para o CELPBras. Informe-se: 4330-2865 e www.comunikidiomas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!!