sexta-feira, 16 de março de 2012

Let’s go to China



Estados Unidos, França, Inglaterra, Canadá... Mas, que tal fugir um pouco dos lugares tradicionalmente visitados por brasileiros e ir conhecer um lugar diferente? A China pode ser uma ótima opção para você que busca novas experiências.
A China possui o terceiro maior território do mundo. Um país populoso a base de um sistema socialista e que vem, a cada dia, crescendo mais economicamente, prometendo ser a nova potencia mundial.
 Hoje, depois das Olimpíadas a China está mais ocidentalizada. Além de algumas placas estarem em inglês, alguns chineses também falam esse idioma nos grandes centros.
Caso você esteja interessado em viajar à China lembre-se que alta temporada é no verão (julho e agosto). E não deixe de visitar Badaling – Um trecho da Muralha da China. Aproveite também para passear de bicicleta – o transporte preferido dos Chineses.
Em uma entrevista com Marcus Vinicius Scatolin, ele nos contou como foram as suas experiências, os lugares mais interessantes que ele visitou e nos deu dicas. Abaixo trechos da entrevista:
Comunik - A China possui uma cultura muito diferente da nossa. Essa cultura diferente foi um obstáculo durante a sua viagem?
Marcus -  Para mim, não, muito pelo contrário, é fascinante ter contato com a cultura chinesa.
Comunik - Qual foi a melhor parte da sua viagem?
Marcus -  Em Pequim, A Cidade Proibida e nas proximidades a Grande Muralha. Em Shangai a Torre Oriental.
Comunik - E a pior?
Marcus -  Acostumar com a alimentação.
Comunik - Quais dicas você daria para uma pessoa que irá viajar para a China?
Marcus -  Negociar sempre, pois o preço inicial cai até 90% após sua saída do local, seguida da perseguição pelo vendedor perguntando, How much...?
E tomar muito cuidado, pois muitos produtos param de funcionar após pouco tempo de uso.
Comunik - O idioma diferenciado foi um problema para você?
Marcus - Lá nas grandes cidades, em virtude das olimpíadas, muitas pessoas falam o inglês.
Comunik - O que te motivou a ir conhecer a China?
Marcus - A história e a cultura chinesas.
Comunik - Você iria para a China de novo? Por que (não)?
Marcus - O único obstáculo seria o tempo de viagem, mas voltaria sim, é um lugar fascinante, e gostaria de conhecer outros locais mais distantes das grandes cidades.
Comunik - o que fazer e o que não fazer?
Marcus -  (O que fazer)...Passear muito, comprar muito, sair a qualquer hora sem risco nenhum. O que não fazer, beijar ou tocar as chinesas, a cultura de lá não permite contato físico.
Sempre é um grande facilitador o respeito a cultura e respeito pelas características locais, sendo bom evitar risos debochados e escandalosos, o que pode denotar a impressão de desrespeito ao seu povo. Outra coisa que se deve evitar é alguns assuntos ligados ao partido comunista, seus líderes, e assuntos polêmicos como o caso das manifestações e os desaparecidos nelas, como o caso da Praça da Paz Celestial, onde um estudante entrou na frente de um tanque de guerra, e sumiu.
Comunik - existem tabus?
Marcus - Sim. Achamos que os chineses são desonestos e “enrolões”. Porém, os de lá, na sua maioria, são simples, e muito hospitaleiros. Porém, devemos saber que têm hábitos diferentes, como cuspir no chão, furar fila, buzinar em excesso. Que para eles é normal.
Comunik - como agir e como não agir?
Marcus - Fora as dicas anteriores, eu levaria alguns alimentos enlatados para matar a saudade do Brasil, e procuraria saber onde tem restaurantes de comida brasileira.
Vale a pena conhecer algumas expressões em Mandarim, lembrando que sempre é simpático o interesse e o respeito pela cultura local.
Comunik - Comentário extra
Marcus -  Vá para a China e procure conhecer as diversas culturas, entrar em pequenas comunidades, fora da rota turística, e conhecer os diversos locais exuberantes, evitando ir só às compras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!!